Padre Cícero: História, Vida, Oração a Padre Cícero
Padre Cícero: História, Vida, Oração a Padre Cícero
Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero ou como Padim Ciço, foi um religioso católico que nasceu no Ceará e que viveu entre os séculos XIX e XX.
Tendo se tornado extremamente popular pela sua simpatia e pelos seus feitos, o sacerdote é tido como um dos padroeiros do Nordeste, além de representar uma das figuras históricas mais importantes para a região.
Padre CíceroHistória de Padre Cícero – Quem foi?
Cícero Batista, filho de Joaquina Romana e de Joaquim Barbosa, nasceu em 24 de março de 1844, na cidade de Crato.
Desde cedo, o religioso esteve profundamente envolvido com o cristianismo. Assim, ainda aos 12 anos de idade, influenciado pela biografia de São Francisco de Sales – sacerdote francês, o jovem fez voto de castidade.
Em 1860, com 16 anos, Cícero foi estudar na Paraíba, onde morou até 1862, época em que seu pai faleceu e ele teve de retornar a Crato para ajudar com as despesas familiares. Já aos 21 anos de idade, o jovem se mudou para Fortaleza, onde ingressou no seminário e foi ordenado padre.
Quando Cícero tinha 28 anos, ele conheceu a cidade de Juazeiro do Norte. Encantado com o povoado, o religioso resolveu se mudar para lá, o que aconteceu um ano depois, em 1872. Aliás, reza a lenda que essa mudança repentina foi impulsionada por um sonho que o homem teve, no qual Jesus Misericordioso aparecia a ele e pedia que ele fosse cuidar dos necessitados.
Chegando a Juazeiro, Cícero empenhou-se para estimular o crescimento da cidade, promovendo reformas e uma forte evangelização. Isso fez com que ele fosse muito querido pela população e ganhasse grande influência.
Esse prestígio cresceu amplamente em 1889, ano em que um fato extraordinário aconteceu. Os relatos contam que quando Cícero, em uma tarefa usual, entregou a comunhão à religiosa Maria de Araújo, a hóstia virou sangue na boca da mulher.
Isso surpreendeu de tal modo a sociedade da época que o bispo de Fortaleza enviou duas investigações para averiguar o caso, a fim de verificar se havia acontecido um milagre ou não. A primeira comissão presenciou as transformações, atestando que o episódio era de ordem divina. A segunda, porém, negou o milagre, o que prevaleceu.
Como o padre não concordou com esse veredito, ele resolveu protestar, o que o bispo viu como insubordinação. Então, o superior suspendeu Cícero, que foi impedido de exercer as práticas comuns a um sacerdote.
Por não ter conseguido anular essa decisão, o religioso acabou por ingressar na política, sendo nomeado prefeito de Juazeiro. Além disso, ele foi eleito Vice-Governador do Estado, mas nunca chegou a exercer o cargo.
No dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade, o religioso veio a falecer. Ele foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro, cidade onde também morreu.
Oração a Padre Cícero
Padre Cícero era bastante conhecido por cuidar dos seus fiéis, sobretudo daqueles que eram menos favorecidos. Desse modo, a maioria das preces destinadas ao religioso serve para rogar pela sua proteção e pelo seu auxílio na realização de difíceis causas.
Milagres de Padre Cícero
Sem dúvida, o milagre mais célebre dentre os que são atribuídos ao Padre Cícero é o que foi mencionado acima, quando a hóstia entregue por ele transformou-se em sangue, o que aconteceu no dia 01 de março de 1889.
Esse fenômeno, que teria se repetido várias vezes, foi altamente estimado pelos fiéis, já que passou a representar outro derramamento do sangue de Cristo.
Deixe uma respostaNavegação de PostBUSCARECENTEMENTE ADICIONADO:
CATEGORIAS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário